Nicósia ou Nicosia?

José Horta Manzano

Chipre é uma grande ilha situada não longe das costas turcas. Mede 240km de comprimento por 100km de largura. No Mediterrâneo, só duas ilhas têm superfície maior: a Sicília e a Sardenha.

Uma comunidade de língua turca habita o terço norte da ilha, enquanto os habitantes do resto do território são de língua grega. Atritos entre as duas comunidades sempre houve, mas se exacerbaram nos anos 1970. Em 1974, no auge da crise, a Turquia mandou tropas ocuparem o norte de Chipre.

Uma linha de demarcação foi desenhada para separar as duas comunidades. Desde os anos 1980, um contingente de boinas azuis da ONU garante a manutenção da paz. Desde então, os ânimos se acalmaram e a população vai levando sua vidinha à sombra do turismo, maior fonte de renda da ilha.

A principal cidade da parte grega – e da ilha – é Nicosia. No Brasil, alguns são tentados a pronunciar “Nicósia”, com acento no ó. Soa estranho. Os falantes de grego pronunciam as palavras terminadas pelo hiato ia com acento no i.

Em nossa língua, as palavras provenientes do grego e terminadas em ia, com raras exceções(*), são pronunciadas com acento no i. Dizemos democracia, filosofia, anemia, hipocrisia, homeopatia, neurastenia, zoologia, hemorragia, analogia, uremia.

Por coerência, deveríamos dizer também Nicosia, com a tônica no í. Exatamente como Alexandria, no atual Egito, cidade fundada por Alexandre Magno, que chegou a ser a maior do mundo grego.

(*) Entre as pouquíssimas exceções estão: farmácia, peripécia e polícia.

2 comentários

  1. Adoraria saber qual é a pronúncia correta de necropsia – necrópsia ou necropsía? No meu tempo, escolhíamos sempre a primeira versão, mas agora há um festival de alteração de acentos por aqui. Projétil deixou de ser projétil e passou a ser projetil; autópsia deixou de ser autópsia e passou a ser autopsia. E por aí vai.

    Curtir

    • Tanto o Houaiss quanto o Volp, o pai de todos, aceitam necrópsia (ó) e necropsia (í). Generosos, admitem ainda necropse.

      Em princípio, como são de ascendência grega, todas essas palavras deveriam ser acentuadas no hiato final “ia”. Mas quem faz a língua é o falante. Daí as exceções.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s